pós-graduação

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe inscrições para o processo seletivo de 2024. São disponibilizadas vagas para nove cursos de graduação presenciais e 18 opções na modalidade a distância. Além da prova de redação on-line, também é possível participar da seleção usando a nota do Enem ou pelo processo de Reescolha (aprovados em vestibulares da UCPel de anos anteriores).   

Dos cursos presenciais, disponibilizam vagas Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Filosofia (Bacharelado), Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Teologia. Já o curso de Medicina tem processo seletivo à parte norteado por edital próprio, mas também recebe inscrições até 30 de outubro.  

Tem ingresso na modalidade EAD os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Jornalismo, Letras, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda, Segurança Pública e Serviço Social. 

Inscrições 

As inscrições para o processo seletivo da UCPel vão até 18 de março de 2024 e são gratuitas. Candidatos que optarem pelo Enem podem usar a nota obtida entre os anos de 2016 a 2022; já o Reecolha, os resultados em vestibulares da UCPel de 2021 a 2023. Em ambos os casos, o candidato não precisará realizar qualquer prova.

Já para o curso de Medicina, as inscrições vão até 30 de outubro com taxa de R$350,00 pelo site do vestibular. Ainda, é possível ingressar na UCPel sem a necessidade de prestar prova para cursar uma segunda graduação como portador de diploma ou através da transferência de outra instituição de ensino.   

Prova on-line 

Aqueles que optarem pela prova on-line poderão realizar a redação em língua portuguesa no ato da inscrição ou posteriormente, acessando o Portal do Inscrito antes de 18 de março de 2024. O tempo de duração da prova on-line é de duas horas, a partir do acesso ao ambiente da prova. 

Na redação, o candidato desenvolverá o tema proposto, redigindo uma dissertação de 500 a 3500 caracteres, desenvolvendo a argumentação de seu texto com ideias relacionadas ao tema escolhido.

Mais informações estão disponíveis no site do processo seletivo e pelo edital nº 73/2023.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101