pós-graduação

Sobre o Bacharelado

O Curso de Bacharelado em Filosofia apresenta uma organização curricular e pedagógica que busca propiciar aos seus estudantes uma sólida formação filosófica com ênfase na pesquisa. Nesse sentido, o curso considera o percurso histórico simultaneamente aos debates contemporâneos da área da Filosofia, conforme orienta o Parecer CNE/CES 492/2001 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Filosofia. E, por ser responsável pelo ensino de Filosofia na formação presbiteral da Igreja Católica do extremo sul do Rio Grande do Sul, incorpora as disciplinas propostas pela CNBB do Brasil, a fim de oferecer uma sólida formação filosófica, tanto às/aos leigos/as quanto aos futuros presbíteros.

A importância do pensamento filosófico se justifica pela complexidade dos problemas que permeiam nossa existência e a profunda mudança cultural que vive nossa sociedade. É necessária uma excelente formação intelectual a fim de que possamos compreender e oferecer possibilidades de resolução para os problemas da sociedade contemporânea, intencionando uma sociedade mais humana, permeada pela alteridade.

Nosso Curso de Filosofia oferece o arcabouço teórico e prático necessário ao exercício da produção filosófica e da reflexão crítica necessária diante dos problemas contemporâneos. No atual contexto, é necessário perceber que as questões filosóficas fundamentais retornam, mais do que nunca, ao centro das preocupações humanas. Questões com as quais a Filosofia se preocupou ao longo de sua história, tais como: o sentido da vida e da morte; a problemática do bem e do mal, dos valores, da dignidade e dos direitos humanos; do sofrimento; da injustiça; da opressão; da violência; problemas referentes à educação; à liberdade; o sentido da história e do progresso; as discussões sobre identidade; o discurso sobre Deus, dentre outras.

O/A Bacharel/a em Filosofia estará habilitado/a para seguir carreira acadêmica na Filosofia ou em áreas afins, podendo ingressar em cursos de Pós-Graduação (Especialização e Mestrado).

Os/As egressos/as podem contribuir profissionalmente também em outras áreas, no debate interdisciplinar, nas assessorias culturais, organizações não-governamentais, entre outras, uma vez que estarão habilitados/as e capacitados/as a:

  • Analisar, interpretar e comentar textos filosóficos, segundo rigorosos procedimentos de técnica analítica e hermenêutica;
  • Formular e propor soluções a problemas, com sólido embasamento filosófico, nos diversos campos do conhecimento;
  • Exercitar a consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
  • Compreender a importância das questões acerca do sentido e da significação da sua própria existência e das produções culturais;
  • Realizar a integração necessária entre a filosofia e a produção científica e artística e com a prática pessoal e política;
  • Relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;
  • Ler e compreender os textos filosóficos em língua estrangeira;
  • Conhecer os conceitos fundamentais de Latim e Grego.

Sala de Aula Simultânea (SAS)

As disciplinas presenciais ofertadas no curso de Bacharelado em Filosofia possibilitam que o professor adote a metodologia mais adequada à disciplina e ao conteúdo ministrado, privilegiando, sempre que possível, as metodologias ativas de aprendizagem, bem como o uso das novas ferramentas tecnológicas, favorecendo assim a autonomia do/a estudante, que protagoniza a construção do conhecimento, de forma ativa.

O/A professor/a tem a possibilidade de criação de espaços on-line de apoio às disciplinas, no Moodle ou em outras plataformas de ensino. Esses espaços on-line possibilitam aos/às estudantes aprofundar seus estudos, com conteúdos complementares e de apoio, além da realização de exercícios e atividades. Ademais, o/a professor/a pode fazer transmissões on-line de suas aulas, de forma remota, utilizando como ferramenta plataformas de videoconferência como o Google Meet.

Neste sentido, o curso de Filosofia lança mão de uma prática já consagrada em outras instituições de ensino. Trata-se da Sala de Aula Simultânea (SAS). Tal ferramenta garante duas formas de presencialidade: a primeira como já se conhece desde o surgimento das universidades, durante a Escolástica: professores e alunos utilizando o mesmo espaço físico; a segunda, garante, graças a tecnologia que está disponível para grande parte da população, acompanhar e participar instantaneamente do evento ainda que as pessoas estejam em espaços físicos diferentes. Esta modalidade de participação será chamada de presença não física enquanto que a primeira está identificada como presença física.

A SAS pressupõe um caminho de autonomia acadêmica para cada aluno/a do curso. Nesse sentido, serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, tornando o/a aluno/a engajado/a de maneira ativa na construção do conhecimento e não como mero “receptor”.

A utilização da SAS encontra justificação na experiência gerada pela pandemia da COVID-19 e a consequente habilidade de operar remotamente que docentes e discentes adquiriram, tornando coerente a escolha por uma forma de preservar, construir e disseminar o ensino e a aprendizagem filosófica que responda às exigências próprias deste tempo de mudanças e de predomínio da tecnologia. Para tanto, as aulas presenciais, desde o primeiro semestre de 2022, estão organizadas para que possam comportar as duas formas de presença: presença física ou presença remota pela plataforma Google Meet. Com isso, podem ser superadas distâncias e impedimentos geográficos dados pela modalidade unicamente presencial. Por fim, com o intuito de garantir a convivência, o crescimento mútuo e os processos avaliativos, o curso organiza encontros com presença física para todos os acadêmicos, em horários distintos aos horários das aulas. Assim, semestralmente, o NDE, em parceria com o Colegiado, organiza um cronograma para que a cada trinta dias, seja organizado um encontro de presença física durante um ou dois turnos de um dia. O objetivo do encontro será efetivar conteúdos e reflexões necessitadas de presença física, além da realização das avaliações, gerando adesão e crescimento tanto de professores, quanto de estudantes.

Ensino Presencial e Curricularização da Extensão

Nosso curso de Filosofia é presencial. Contudo, possui 40% da carga horária na modalidade EaD, em acordo com a Portaria 2.117/2019, publicada pelo Ministério da Educação. Além disso, o curso atende à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, que oferece as diretrizes para a Extensão, particularmente objetivando a curricularização da mesma. Para tanto, determina em seu quarto artigo que “As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”.

Diferenciais do Curso de Filosofia da UCPel

  • Transmissão simultânea das aulas em um curso presencial;
  • Preço acessível;
  • Conclusão em 3 anos, diferente de outros cursos de Bacharelado em Filosofia que podem se estender por até 4, 5 anos.

Criação e reconhecimento do Curso: O Curso foi criado pelo Decreto Federal nº 32.435 de 18/03/1953 e reconhecido Decreto Federal nº 38.308 de 14/12/1955, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) em 30/12/1955.
Carga Horária Total: 2.400 horas
Turno de funcionamento: Noturno
Tempo de integralização: Mínimo 3 anos e máximo 4,5 anos.

Nota no Enade 2021: 3
Guia da Faculdade Quero/Estadão 2023: 4 estrelas

Valores

A mensalidade do curso de Filosofia da Católica de Pelotas é uma das mais atrativas do Rio Grande do Sul: R$ 785,97 (preço praticado em 2023).

A UCPel ainda possui crédito estudantil próprio regido por edital com seleção anual. Também existe a possibilidade de obter crédito em instituições bancárias parceiras da Universidade, como o banco Banrisul.

Guia do Financiamento

Vestibular

Cursando Filosofia da UCPel você tem uma oportunidade enorme de desenvolver sua carreira. As aulas permitem analisar, interpretar e comentar textos filosóficos, formular e propor soluções a problemas com sólido embasamento filosófico, exercitar a consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política, relacionando o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.

As inscrições ocorrem no site do Vestibular UCPel

UCPel

Grade curricular

Disciplinas obrigatórias

1º Semestre

DisciplinaTipoCarga Horária
ACG I-AOn-line20
ACG II-AOn-line20
História da Filosofia AntigaHíbrida60
Introdução à reflexão filosóficaHíbrida60
Metodologia FilosóficaHíbrida40
Letramento DigitalHíbrida40
Espiritualidade e vidaHíbrida60
Subtotal 320

2º Semestre

Disciplina TipoCarga Horária
ACG I-BOn-line20
ACG II-BOn-line20
História da Filosofia MedievalHíbrida60
Lógica IHíbrida60
GregoPresencial40
Filosofia da NaturezaHíbrida40
Filosofia e LiteraturaHíbrida40
Metafísica IHíbrida60
Programa de Extensão Integrador Institucional: Direitos Humanos e CidadaniaPresencial60
Subtotal 400

3º Semestre

DisciplinaTipoCarga Horária
ACG III-AOn-line20
ACG III-BOn-line20
História da Filosofia ModernaHíbrida60
Produção FilosóficaHíbrida60
As Teorias Sociológicas e a FilosofiaHíbrida40
LatimPresencial40
Lógica IIHíbrida60
Teoria do ConhecimentoHíbrida60
Estética e Filosofia da ArteHíbrida60
Programa Interprofissional Extensionista: Ecologia Integral – Inovação e Sustentabilidade IPresencial60
Subtotal 480

4º Semestre

DisciplinaTipo Carga Horária
ACG IV-AOn-line20
ACG IV-BOn-line20
ACE I 40
História da Filosofia ContemporâneaHíbrida60
Ética IHíbrida60
Fenomenologia, Existencialismo e HermenêuticaHíbrida60
Filosofia Social e PolíticaHíbrida40
Optativa I – AHíbrida60
TCC IPresencial60
Programa Interprofissional Extensionista: Ecologia Integral – Inovação e Sustentabilidade IIPresencial60
Subtotal 460

5º Semestre

DisciplinaTipoCarga Horária
ACG V-AOn-line20
ACE II 80
Antropologia SocioculturalHíbrida40
Filosofia da CiênciaHíbrida40
Epistemologia das Ciências HumanasHíbrida40
Fundamentos Filosóficos da EconomiaHíbrida40
Optativa I – BHíbrida60
TCC IIPresencial60
Unidade Curricular de Extensão: Identidade, alteridade e culturaPresencial60
Subtotal 440

6º Semestre

DisciplinaTipoCarga Horária
Metafísica IIHíbrida40
Ética IIHíbrida40
Filosofia da LinguagemHíbrida60
Filosofia da ReligiãoHíbrida40
Filosofia da HistóriaHíbrida40
Antropologia FilosóficaHíbrida40
Filosofia na América Latina e BrasilHíbrida40
Subtotal 300

Disciplinas optativas

4/5º Semestre

DisciplinaTipo Carga Horária
LibrasHíbrida60
EmpreendedorismoHíbrida60
Filosofia e PsicologiaHíbrida60
Kerigma e FéHíbrida60

Professores

  • Prof. Me. Marcos Kammer
  • Prof. Dr. Enir Cigognini
  • Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert
  • Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa
  • Prof. Me. Fábio Raniere da Silva Mendes
  • Prof.ª Esp. Juliana Sanches dos Santos
  • Prof.ª Dra. Gabriele Cordenonzi Ghisleni
  • Prof. Dr. Tiago de Garcia Nunes
  • Profa. Me. Carla Silva de Ávila
  • Prof. Dr. Daniel Moraes Botelho
  • Prof. Me. Jeferson da Silva Schneider
  • Profa. Me. Luciene Smiths Primo