pós-graduação

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) anunciou nesta segunda-feira (2) o nome da professora Moema Nudilemon Chatkin como pró-reitora acadêmica. Com formação em Medicina e doutora em Epidemiologia, Moema possui uma experiência de 18 anos na gestão acadêmica na UCPel, atuando em cargos como gerente do Campus da Saúde, coordenadora do curso de Medicina, diretora da então Escola de Saúde e, posteriormente, com a alteração da estrutura acadêmico-administrativa da UCPel, diretora do Centro de Ciências da Saúde.

Honrada com a escolha para assumir o novo cargo na pró-reitoria acadêmica, a docente pretende atuar na qualificação do ensino-serviço-comunidade, tripé que norteia a missão, visão e valores da UCPel. “O caminho voltado à formação sempre foi uma preocupação. Por isso, pretendo contribuir para que nossos estudantes, a partir de uma educação de excelência, se tornem agentes transformadores da sociedade”, diz. 

Com a ampliação da graduação em Medicina, considerada a maior escola médica do Rio Grande do Sul, e com o andamento do projeto de ampliação do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite orçado em R$15 milhões, o foco passará em tornar a maior escola médica na melhor escola médica do RS. “Para isso, já utilizamos ferramentas importantes de ensino-aprendizado. Toda a nossa estrutura e cenários de aprendizagem estão alinhados com a qualidade da formação médica”, explica.

Da mesma forma, uma imersão no Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas e no Instituto Superior de Formação Humanística (ISFH) estão nos planos. O alinhamento de projetos de pesquisa e de extensão com as necessidades da comunidade também estará na pauta de trabalho. Conforme a docente, o aprendizado do aluno precisa focar na prática e na aprendizagem de qualidade para que dele resulte mais pesquisa e inovação tecnológica. 

Conexão com o Hospital Universitário e novos cursos 

Considerado o maior laboratório de ensino da UCPel, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) seguirá sendo protagonista na formação dos estudantes integrantes da área da saúde. “Vamos seguir trabalhando na direção de maior proximidade entre nossos cenários de atuação, espaços em que nossos alunos e docentes circulam diariamente e são responsáveis pela atenção em saúde”, explica.      

Também dando andamento aos planos da gestão, estão a criação de novos cursos de graduação na área da saúde. A intenção é aumentar o leque de profissionais aptos para atendimento multi e interdisciplinar, visando qualificar o atendimento da população, antecipa Moema.  

Apaixonada pela área da educação, Moema é especialista em educação transformadora e, atualmente, aposta em uma educação de aprendizagem. A qualificação de professores, de preceptores e de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da UCPel estará voltada para a criação de ambientes cada vez mais inspiradores para que a aprendizagem aconteça.