pós-graduação

Alunos do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Projeto Horizontes de Esperança, promoveram a palestra “Eu tenho valor?”. O evento ocorreu na Paróquia São José Operário, localizada no bairro Fragata, em parceria com o Banco de Alimentos da comunidade.

Conforme uma das coordenadoras do Banco de Alimentos, Gerda Sheer, a ação beneficente é responsável por entregar cerca de 110 sacolas de alimentos mensalmente para famílias cadastradas. “Uma grande parte dos alimentos vem do Banco Madre Tereza de Calcutá, outra parte a gente arrecada aqui junto ao pessoal da Paróquia, das comunidades e da Parada Solidária”, explicou ela.

A palestra contou com a presença das famílias cadastradas no Banco, mas também foi aberta para toda comunidade. De acordo com o aluno Fernandes da Silva, o projeto tem como objetivo proporcionar formação para os participantes. A professora da UCPel e psicóloga, Rosane Feijó, foi a palestrante convidada. A docente falou sobre a importância de expressar as emoções e chamou atenção para a relevância de fazer terapia, essencial para manutenção de alguns valores, como coragem, autoconhecimento, autoestima e segurança.

Durante a palestra, diversos espectadores participaram elaborando perguntas e colaborando com suas experiências pessoais, garantindo uma manhã de muitos aprendizados e contribuições. Para uma das espectadoras da palestra, o que foi relatado no encontro será utilizado como aprendizado.

Também estiveram presentes, os alunos de filosofia Matheus Fernandes da Silva, Elvis Aleixo do Prado, João Paulo Sousa, Berthelemy Wilgemps, Djhon Raphael e o professor Fábio Raniere da Silva, responsável pela atividade que faz parte da curricularização da extensão do curso de Filosofia, na disciplina Seminário de Extensão 3. A atividade ocorreu no dia 20 de maio. O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 24 de junho. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail matheus.dasilva@sou.ucpel.edu.br.

Texto: Pablo Bierhals