pós-graduação

Iniciar uma transformação a partir da escolha da carreira profissional é a meta de muita gente para o próximo ano. A oportunidade de realizar esse “desejo” pode estar no Vestibular de Verão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mantendo o mote “A experiência transforma”, a instituição lança nesta sexta-feira(8) a campanha do Vestibular de Verão 2022. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir de quarta-feira (13) no site do Vestibular

A Católica oferece 10 cursos presenciais, entre eles Medicina e Odontologia, além de Direito em dois turnos – manhã e noite. O processo seletivo para o primeiro semestre do próximo ano ainda conta com a oferta dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Teologia e Filosofia. No total a UCPel disponibiliza 560 vagas.

Confira os cursos presenciais e quantidade de vagas oferecidas em cada uma das formações:

Medicina – turno integral, 155 vagas;
Odontologia – turno integral, 40 vagas;
Arquitetura e Urbanismo – noturno, 45 vagas
Direito – manhã, 50 vagas;
Direito – noite, 50 vagas;
Enfermagem – noite, 40 vagas;
Farmácia – noite, 40 vagas;
Psicologia – tarde, 40 vagas;
Fisioterapia – manhã, 40 vagas;
Filosofia – noite, 30 vagas;e,
Teologia – noite, 30 vagas.
Inovações curriculares

Em 2022 a Universidade Católica de Pelotas manterá as inovações pedagógicas que implantou neste ano, conforme autorizado pela portaria 2.117 do Ministério da Educação (MEC), com a oferta  de cursos com a matriz curricular híbrida. Os cursos que terão 40% da carga horária na modalidade a distância são: Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Direito e Filosofia (bacharelado).

As atividades serão divididas em: presenciais, híbridas e on-line. Cada curso oferece os três tipos de abordagens em suas disciplinas, o que confere uma maior flexibilidade para os estudantes desempenharem suas tarefas. O processo de ensino-aprendizagem ocorre numa moderna perspectiva de pré-aula, aula e pós-aula. “Busca-se o protagonismo do aluno, fazendo com que acesse o conteúdo on-line, prepare-se para o momento presencial, viva esse momento, e depois faça uma reflexão para organizar o aprendizado desenvolvido”, explica a pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti.

Além  da carga horário híbrida, os oito cursos contam, também, com 10% de atividades voltadas ao processo extensionista da universidade, ou seja, às ações voltadas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

As inscrições e as provas

Para os cursos de Medicina e Odontologia o processo seletivo ocorre no dia 5 de dezembro, com provas on-line, síncronas. As inscrições podem ser feitas até dia 24 de novembro, mediante pagamento de taxa de R$200,00.

Já para os demais cursos é possível agendar a redação, também remota, entre o dia 19 de outubro e 30 de novembro. Há ainda a possibilidade de ingresso com a nota do ENEM ou através da reescolha. Confira detalhes nos editais do Vestibular de Verão e do Vestibular Agendado 2022.

Redação: Alessandra Senna