Disciplinas obrigatórias
Período | Disciplinas | Código | C.H | Ementas |
---|---|---|---|---|
Primeiro Semestre | Lógica I | 200400 | 60 | Lógica formal ou lógica aristotélica. Definição, divisão, princípios e partes da lógica. Termo e proposições. Proposições categóricas, argumentos e silogismos. Falácias. Prof. Me. Marcos Kammer |
Introdução à reflexão filosófica | 200399 | 30 | Apresentação do Curso de Filosofia e da Universidade. Núcleo histórico-sistemático da Filosofia: autores, períodos, paradigmas e tendências; mapeamento das questões e temas filosóficos fundamentais. Cenários filosóficos. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Metodologia Filosófica | 200401 | 60 | Pesquisa e redação de textos científicos e aprendizagem do estilo filosófico; Métodos e técnicas de elaboração, apresentação e defesa de trabalhos científicos e de monografias filosóficas.Normas da ABNT. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
História da Filosofia Antiga | 200402 | 60 | Critérios para estudar a História da Filosofia; a História da Filosofia como Filosofia; origens gregas do pensamento ocidental; os Pré-Socráticos; os Sofistas e Sócrates; Platão e Aristóteles; o helenismo; Plotino e o neoplatonismo. Prof. Me. EnirCigognini | |
Ciência e Fé | 100001 | 30 | Relações entre ciência, religião e fé e suas implicações no mundo atual; aspectos antropológicos do fenômeno religioso. Profª. Me. Maria Elisabeth Moura Gonçalves | |
Grego | 200403 | 60 | Elementos gramaticais da língua grega; exercícios de traduções e versões; influências da estrutura e léxico grego na linguagem filosófico-científica. Prof. Me. Eduardo dos Santos Oliveira | |
Conhecimentos Linguísticos Aplicados à Licenciatura | 200428 | 60 | Leitura Filosófica. Resumos, resenha e fichamentos. Problematizar, Conceituar e Argumentar. Parágrafo. Textualidade. Coesão textual: coesão referencial e coesão sequencial. Coerência. Artigos, pronomes. Queísmo. Análise, compreensão e interpretação de textos filosóficos. Normas da ABNT. Prof. Me. Jeferson da Silva Schneider | |
Segundo Semestre | Teoria do Conhecimento | 200405 | 60 | O fenômeno do conhecimento; principais temas e problemas tratados pelos filósofos do conhecimento; a constituição do conhecimento; critérios de verdade e de certeza; a crítica, a autocrítica e a busca da verdade; fenomenologia do conhecimento. Prof. Me. Marcos Kammer |
História da Filosofia Medieval | 200406 | 60 | O encontro entre filosofia e cristianismo; o período Patrístico; o período Escolástico. Prof. Me. EnirCigognini | |
Antropologia Cultural | 200407 | 60 | O campo da Antropologia: Antropologia e antropologias. Cultura. O que é antropologia. Fazendo antropologia. Temas de antropologia. Antropologia aplicada. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Psicologia do Desenvolvimento Humano | 344033 | 90 | Evolução histórica da Psicologia; matrizes atuais da Psicologia e contribuições para educação; perspectivas dos estudos do desenvolvimento humano; sujeito aprendente: criança, jovem e adulto. Prof.ª Me. Ieda Lourdes Gomes Assumpção | |
História da Educação | 200429 | 90 | Educação não-escolarizada: Educação primitiva e tradicionalista; Educação escolarizada: realismo e idealismo; evolução do pensamento pedagógico; conhecimento histórico do passado da profissão docente; escolhas e possibilidades pedagógicas. Prof.ªEsp. Luiza Helena Moreira da Silveira | |
Latim | 200410 | 60 | Elementos gramaticais da língua latina; sintaxe e morfologia latinas. Tradução e versão de textos; influências da estrutura e léxico latino na linguagem filosófico-científica. Prof. Me. Eduardo dos Santos Oliveira | |
Terceiro Semestre | Ética I | 200411 | 60 | Ética e moral; constituintes do campo ético e do campo moral; paradigmas éticos na história da filosofia (teorias, autores, problemas e obras); ética: grega, cristã-medieval, moderna e contemporânea. Prof. Me. EnirCigognini |
Teorias Sociológicas | 200024 | 60 | Sociologia e Conhecimento; sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade; noções fundamentais em Sociologia; teorias sociológicas clássicas (Marx/Durkheim/Weber). Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa | |
História da Filosofia Moderna | 200412 | 60 | Humanismo e Renascimento: O pensamento filosófico da Renascença. Caracterização da Filosofia Moderna. A questão do Método: Galileu e Bacon. Racionalismo: Descartes, Spinoza, Leibniz. Empirismo: Hobbes, Locke, Berkeley, Hume. Iluminismo: difusão da concepção moderna de mundo. Síntese do Racionalismo e do Empirismo: Kant. Romantismo alemão e Idealismo: Fichte, Schelling, Hegel. Crítica ao Idealismo: Feuerbach e Marx. Prof. Me. Marcos Kammer | |
Antropologia Filosófica | 380032 | 60 | Paradigmas antropológicos do ocidente: grego, cristão-medieval, renascentista, moderno e contemporâneo; teorias existencial-fenomenológica, estruturalista e marxista; estruturas fundamentais do ser humano: corpo, psiquismo e espírito. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Teorias da Aprendizagem | 200368 | 60 | Concepções de aprendizagem; processos cognitivos e inteligência; implicações das teorias tradicional, humanista, comportamentalista, cognitivista e sociocultural nos processos de ensino-aprendizagem. | |
Fundamentos Sócio-histórico-filosóficos da Educação | 200369 | 90 | Contexto social e histórico da educação; pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções educacionais e as epistemologias da educação. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Quarto Semestre | Estética e Filosofia da Arte | 200413 | 60 | Estética e Filosofia da Arte; estética grega, medieval; moderna e contemporânea; autonomia estética; heteronomia da arte; rupturas; arte no séc. XX. Prof. Me. Fábio Raniere da Silva Mendes |
Lógica II | 200408 | 30 | Lógica simbólica e cálculo proposicional clássico. Termos, operadores, conectivos e valorações. Tabelas verdade. Fórmulas contingentes, contradições e tautologias. Prof. Me. Marcos Kammer | |
Ética II | 200414 | 60 | Teorias éticas contemporâneas; questão do conhecimento como base da moralidade; a autonomia da moral; um confronto entre diferentes critérios de moralidade. Prof. Me. EnirCigognini | |
História da Filosofia Moderna e Contemporânea | 200415 | 60 | Positivismo: Comte e Spencer. Utilitarismo: Bentham e Stuar Mill. Crítica à Modernidade: Nietzsche. Kierkeggard. Fenomenologia: Husserl, Scheler, Hartmann. Existencialismo: Jaspers, Sartre, Merleau-Ponty, Marcel. Hermenêutica. Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert | |
Teologia e Ética | 100002 | 30 | Teologia, espiritualidade e ética cristãs; ensino social da Igreja. Prof. Me. Fábio Raniere da Silva Mendes | |
Planejamento da Ação Docente | 344040 | 90 | Modelos pedagógicos e epistemológicos; processo de planejamento; elementos básicos dos planos educacionais. | |
Organização e Política da Educação Básica | 344041 | 60 | LDB 9394/96; políticas públicas em educação; organização e funcionamento da educação nacional. | |
Quinto Semestre | Metafisica I | 200424 | 60 | A busca pelo princípio e pelo fundamento da História da Filosofia; Aristóteles e a Metafísica; a metafísica de Tomás de Aquino. Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert |
Filosofia da Ciência | 200417 | 60 | O desenvolvimento das ciências e a problematização epistemológica de seus fundamentos e de suas concepções de cientificidade, sua crítica e instrumentalidade. Concepções epistemológicas sobre o desenvolvimento das ciências e sua natureza. Prof. Me. Marcos Kammer | |
História da Filosofia Contemporânea | 200418 | 60 | Fenomenologia, existencialismos, hermenêutica; Personalismo; Pragmatismo; Teoria Crítica; Filosofia da linguagem; estruturalismo e pós-estruturalismo; neo-humanismos; neoliberalismo e comunitaristas. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Estágio Supervisionado I | 481004 | 80 | Investigações iniciais acerca da realidade escolar; aproximação e inserção no cotidiano escolar e interação com os sujeitos da escola; observação das aulas de Filosofia. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Educação Inclusiva | 200379 | 90 | Aspectos históricos e legais da Educação Especial e Inclusiva; diferenças x déficits; formação e atuação dos educadores no contexto da inclusão; implicações metodológicas e avaliativas da Educação Inclusiva. | |
Gestão Educacional | 200380 | 90 | Fundamentos e paradigmas da gestão educacional; cultura organizacional; gestão de conhecimentos; formação do gestor educacional; identidade e competências do gestor educacional. | |
Sexto Semestre | Metafísica II | 380025 | 60 | A tradição metafísica do ocidente. Descartes, Kant e Hegel. Husserl e Heidegger: metafísica e existência. O neopositivismo e a eliminação da metafísica. A questão do fundamento. Questões ontológicas: a relação entre o ser e os entes (dialética e analogia); as propriedades transcendentais; a verdade transcendental; a analogia e as causas. Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert |
Filosofia da Linguagem | 380024 | 60 | A linguagem no período antigo, medieval e moderno; a reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea; a reviravolta hermenêutica da ontologia; a crítica à pragmática transcendental; ensaio de uma análise sistemática da linguagem. Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert | |
Filosofia da Religião | 200420 | 60 | O fenômeno religioso e as religiões; o problema de Deus; os filósofos, Deus e a religião. Prof. Me. EnirCigognini | |
Filosofia da História | 380029 | 60 | História, sentido e existência; filosofia da história; teorias da concepção e do desenvolvimento histórico; fundamentos e concepções da dimensão histórica através da história; temporalidade, compreensão e verdade no pensamento atual. Prof. Me. Marcos Kammer | |
Filosofia na América Latina e Brasil | 200421 | 60 | Existência, natureza e desenvolvimento do pensamento filosófico latino-americano e brasileiro; o processo de formação identitária; o resgate de suas origens e seu caráter emancipatório; papel e missão do pensador latino-americano. Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert | |
Libras | 200001 | 60 | Conhecimento básico de Libras; características sócio-antropológicas e educacionais do surdo. Prof.ª Esp. Juliana Sanches dos Santos | |
Estágio Supervisionado II | 481002 | 120 | Observação e investigação dos aspectos metodológicos que orientam a prática docente e o Ensino de Filosofia na Educação Básica; docência orientada e supervisionada. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Sétimo Semestre | Teorias Sociológicas | 200024 | 60 | Sociologia e conhecimento; sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade; noções fundamentais em Sociologia; teorias sociológicas clássicas (Marx/Durkheim/Weber). Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa |
Metodologia do Ensino de Filosofia | 0 | 60 | Educação filosófica; análise e reflexão das principais concepções e correntes teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de Filosofia. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas I | 0 | 60 | Análise e reflexão das principais concepções e correntes teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de Filosofia, Sociologia, História e Geografia; abordagens inter e transdisciplinares. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Estágio Supervisionado III | 481003 | 100 | Observação e investigação dos aspectos metodológicos que norteiam os processos de ensino e aprendizagem de Filosofia na Educação Básica; docência orientada e supervisionada. Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs | |
Oitavo Semestre | Oficina de Produção de Material Didático | 30 | Elaboração criativa e contextualizada de materiais didáticos nos meios impresso e digital com a instrumentalização e aplicação dos saberes relacionados a didática e a transposição didática. | |
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas II | 80 | Didática e transposição didática do ensino de Filosofia, Sociologia, História e Geografia; abordagens inter e transdisciplinares. | ||
Filosofia Social e Política | 380021 | 60 | A política em seus fundamentos filosóficos; origem, poder e dominação; o núcleo central do pensamento político clássico, moderno e contemporâneo; formação social e suas perspectivas. | |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 100 | Registro e debate de estudos e experiências referentes ao período de estágio e o percurso de formação realizado ao longo dos semestres, como subsídio para elaboração do Memorial Descritivo de Prática Docente. |