O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) conta com um novo docente. O doutor em Antropologia Social, Tiago Lemões, será responsável pela disciplina de História e Positivação dos Direitos Humanos. O professor ainda atuará nos cursos de Direito, Filosofia e Pedagogia.

Graduado em História e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Lemões é pós-doutor pela UCPel e concluiu estágio doutoral na Université Paris VIII. Possui experiência em ensino e pesquisa nas áreas de Teoria Pós-Colonial, Antropologia do Estado e do Direito, dialogando com os temas violência, direitos humanos, mobilização social, poder e governamentalidade neoliberal.

Atualmente, integra o Grupo Interdisciplinar de Trabalhos e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP/UCPel), em que analisa empiricamente a atenção institucional dada à população de rua na Zona Sul do Rio Grande do Sul. O tema, inclusive, é foco de pesquisa do professor também no âmbito nacional, a partir da análise da articulação de homens e mulheres em situação de rua e suas experiências nas arenas estatais de formulação, aplicação e controle das políticas assistenciais.

Além de atuar no PPGPSDH, Lemões ministrará as disciplinas de Introdução à Filosofia, Acesso à Justiça e Educação Profissional, ofertadas, respectivamente, nos cursos de Direito, Filosofia e Pedagogia. Consolidar o diálogo entre os estudos de Antropologia, Estado e Políticas Públicas, ao reunir pesquisas sobre as demandas coletivas pelo acesso a direitos e a cidadania, é um dos objetivos do novo professor. “As expectativas são as melhores possíveis. Trabalhar para manter a qualidade e excelência das graduações e pós-graduações da UCPel”, destaca.

Redação: Manuelle Motta