A III Semana Filosófica, do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorrerá entre os dias 21 e 25 de maio. Minicursos, palestras e mesas-redondas compõem a programação nos turnos da manhã e tarde, nas salas 407C e 410C. O evento integra as comemorações do aniversário de 65 anos do curso, celebrado em março.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Adriane da Silva Machado Möbbs, a semana acadêmica terá foco no ensino e pesquisa – temática central do aniversário do curso. Para ela, o evento é uma oportunidade para acadêmicos conhecerem pesquisadores e diversos contextos da filosofia. “A Semana Filosófica propicia o contato com o meio científico, despertando nos alunos interesse em novas áreas de estudo”, diz.
Um dos destaques da Semana Filosófica será a palestra “De solilóquios à hermenêutica de si-mesmo: via Aurélio Agostinho à alteridade/ipseidade de Paul Ricoeur”, que ocorrerá na quinta-feira (24), às 9h30, na sala 410C, sob responsabilidade do Doutor em Filosofia pela PUCRS, professor Antônio Mingueti. Temas como política e aprendizado da filosofia para ensino médio também estão contemplados na programação.
A III Semana Filosófica é gratuita e aberta à comunidade interessada. Para participar é necessário realizar inscrição através do link. As vagas são limitadas. Será emitido certificado online com número de horas referente às palestras de participação.
21/05
08h30 às 12h – Minicurso: “Libertarianismo: Para além da dicotomia esquerda vs direita”, com Prof. Me. Diego Atahualpa de Andrade Ramires Farias (UFPel)
14h30 às 18h – Mesa-redonda: Temas de filosofia política contemporânea
Prof. Me. Matheus Soares Kuskoski (UCPel)