Vestibular

O projeto Horizontes comanda a próxima live do Quartas da Extensão, marcada às 18h do dia 25 de novembro, no canal da UCPel no YouTube. Sob o tema “Ecos de Assis: Conversando sobre uma nova economia”, participam do encontro virtual o mestre em Filosofia pela UFPel, Andrei Thomaz Oss-Emer; o economista e coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Ezequiel Megiato; e o professor de Filosofia da UCPel, Paulo Gubert.

A live ocorre em alusão ao evento internacional The Economy of Francesco, transmitido diretamente da cidade de Assis, na Itália, entre os dias 19 e 21 de novembro. “O Papa Francisco convida os empreendedores para fazerem um pacto, no espírito de São Francisco, a fim de que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna, sustentável e com um novo protagonismo de quem é excluído”, explica Gubert.

O evento pela Economia de Francisco faz referência a São Francisco, que, no século 13, na cidade de Assis, deixou sua fortuna para abraçar a igualdade e a natureza. “Trata-se de construir uma nova economia. É preciso questionar as “leis” econômicas que produzem desigualdade e exclusão, compreender que elas são fruto de decisões políticas e que, portanto, podem ser questionadas e transformadas”, comenta o professor. Os três convidados participaram dos três dias de atividades on-line.

Histórico

O projeto Horizontes surgiu de uma parceria entre a Capelania e o Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, principalmente dos cursos de Filosofia e Teologia, a fim de cumprir a missão comunitária da UCPel. Desde sua criação, as atividades envolvem palestras, rodas de conversa e oficinas dirigidas por alunos bolsistas às comunidades católicas da cidade.

No ano passado, nasceu a revista eletrônica Horizontes, tendo dois números publicados e um novo previsto para o próximo mês. Em 2020, os planos mudaram com a pandemia, voltando o foco do projeto para a realização de lives, com temáticas direcionadas à saúde, pandemia, espiritualidade e Economia de Francisco.

Redação: Max Cirne