Grade Curricular e Ementa do curso de Filosofia – Licenciatura

Disciplinas obrigatórias


Período Disciplinas Código C.H Ementas
Primeiro Semestre Lógica I 200400 60 Lógica formal ou lógica aristotélica. Definição, divisão, princípios e partes da lógica. Termo e proposições. Proposições categóricas, argumentos e silogismos. Falácias.

Prof. Me. Marcos Kammer
CV: http://lattes.cnpq.br/0355807438667952

Introdução à reflexão filosófica 200399 30 Apresentação do Curso de Filosofia e da Universidade. Núcleo histórico-sistemático da Filosofia: autores, períodos, paradigmas e tendências; mapeamento das questões e temas filosóficos fundamentais. Cenários filosóficos.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Metodologia Filosófica 200401 60 Pesquisa e redação de textos científicos e aprendizagem do estilo filosófico; Métodos e técnicas de elaboração, apresentação e defesa de trabalhos científicos e de monografias filosóficas.Normas da ABNT.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

História da Filosofia Antiga 200402 60 Critérios para estudar a História da Filosofia; a História da Filosofia como Filosofia; origens gregas do pensamento ocidental; os Pré-Socráticos; os Sofistas e Sócrates; Platão e Aristóteles; o helenismo; Plotino e o neoplatonismo.

Prof. Me. EnirCigognini
CV: http://lattes.cnpq.br/4018868282980604

Ciência e Fé 100001 30 Relações entre ciência, religião e fé e suas implicações no mundo atual; aspectos antropológicos do fenômeno religioso.

Profª. Me. Maria Elisabeth Moura Gonçalves
CV: http://lattes.cnpq.br/0492834099625694

Grego 200403 60 Elementos gramaticais da língua grega; exercícios de traduções e versões; influências da estrutura e léxico grego na linguagem filosófico-científica.

Prof. Me. Eduardo dos Santos Oliveira
CV: http://lattes.cnpq.br/5296081608590018

Conhecimentos Linguísticos Aplicados à Licenciatura 200428 60 Leitura Filosófica. Resumos, resenha e fichamentos. Problematizar, Conceituar e Argumentar. Parágrafo. Textualidade. Coesão textual: coesão referencial e coesão sequencial. Coerência. Artigos, pronomes. Queísmo. Análise, compreensão e interpretação de textos filosóficos. Normas da ABNT.

Prof. Me. Jeferson da Silva Schneider
CL: http://lattes.cnpq.br/7420060020956885

Segundo Semestre Teoria do Conhecimento 200405 60 O fenômeno do conhecimento; principais temas e problemas tratados pelos filósofos do conhecimento; a constituição do conhecimento; critérios de verdade e de certeza; a crítica, a autocrítica e a busca da verdade; fenomenologia do conhecimento.

Prof. Me. Marcos Kammer
CV: http://lattes.cnpq.br/0355807438667952

História da Filosofia Medieval 200406 60 O encontro entre filosofia e cristianismo; o período Patrístico; o período Escolástico.

Prof. Me. EnirCigognini
CV: http://lattes.cnpq.br/4018868282980604

Antropologia Cultural 200407 60 O campo da Antropologia: Antropologia e antropologias. Cultura. O que é antropologia. Fazendo antropologia. Temas de antropologia. Antropologia aplicada.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Psicologia do Desenvolvimento Humano 344033 90 Evolução histórica da Psicologia; matrizes atuais da Psicologia e contribuições para educação; perspectivas dos estudos do desenvolvimento humano; sujeito aprendente: criança, jovem e adulto.

Prof.ª Me. Ieda Lourdes Gomes Assumpção
CV: http://lattes.cnpq.br/0499568251715475

História da Educação 200429 90 Educação não-escolarizada: Educação primitiva e tradicionalista; Educação escolarizada: realismo e idealismo; evolução do pensamento pedagógico; conhecimento histórico do passado da profissão docente; escolhas e possibilidades pedagógicas.

Prof.ªEsp. Luiza Helena Moreira da Silveira
CV: http://lattes.cnpq.br/0916943490697041

Latim 200410 60 Elementos gramaticais da língua latina; sintaxe e morfologia latinas. Tradução e versão de textos; influências da estrutura e léxico latino na linguagem filosófico-científica.

Prof. Me. Eduardo dos Santos Oliveira
CV: http://lattes.cnpq.br/5296081608590018

Terceiro Semestre Ética I 200411 60 Ética e moral; constituintes do campo ético e do campo moral; paradigmas éticos na história da filosofia (teorias, autores, problemas e obras); ética: grega, cristã-medieval, moderna e contemporânea.

Prof. Me. EnirCigognini
CV: http://lattes.cnpq.br/4018868282980604

Teorias Sociológicas 200024 60 Sociologia e Conhecimento; sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade; noções fundamentais em Sociologia; teorias sociológicas clássicas (Marx/Durkheim/Weber).

Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa
CV: http://lattes.cnpq.br/4666300272493509

História da Filosofia Moderna 200412 60 Humanismo e Renascimento: O pensamento filosófico da Renascença. Caracterização da Filosofia Moderna. A questão do Método: Galileu e Bacon. Racionalismo: Descartes, Spinoza, Leibniz. Empirismo: Hobbes, Locke, Berkeley, Hume. Iluminismo: difusão da concepção moderna de mundo. Síntese do Racionalismo e do Empirismo: Kant. Romantismo alemão e Idealismo: Fichte, Schelling, Hegel. Crítica ao Idealismo: Feuerbach e Marx.

Prof. Me. Marcos Kammer
CV: http://lattes.cnpq.br/0355807438667952

Antropologia Filosófica 380032 60 Paradigmas antropológicos do ocidente: grego, cristão-medieval, renascentista, moderno e contemporâneo; teorias existencial-fenomenológica, estruturalista e marxista; estruturas fundamentais do ser humano: corpo, psiquismo e espírito.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Teorias da Aprendizagem 200368 60 Concepções de aprendizagem; processos cognitivos e inteligência; implicações das teorias tradicional, humanista, comportamentalista, cognitivista e sociocultural nos processos de ensino-aprendizagem.
Fundamentos Sócio-histórico-filosóficos da Educação 200369 90 Contexto social e histórico da educação; pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções educacionais e as epistemologias da educação.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Quarto Semestre Estética e Filosofia da Arte 200413 60 Estética e Filosofia da Arte; estética grega, medieval; moderna e contemporânea; autonomia estética; heteronomia da arte; rupturas; arte no séc. XX.

Prof. Me. Fábio Raniere da Silva Mendes
CV: http://lattes.cnpq.br/7161922308055959

Lógica II 200408 30 Lógica simbólica e cálculo proposicional clássico. Termos, operadores, conectivos e valorações. Tabelas verdade. Fórmulas contingentes, contradições e tautologias.

Prof. Me. Marcos Kammer
CV: http://lattes.cnpq.br/0355807438667952

Ética II 200414 60 Teorias éticas contemporâneas; questão do conhecimento como base da moralidade; a autonomia da moral; um confronto entre diferentes critérios de moralidade.

Prof. Me. EnirCigognini
CV: http://lattes.cnpq.br/4018868282980604

História da Filosofia Moderna e Contemporânea 200415 60 Positivismo: Comte e Spencer. Utilitarismo: Bentham e Stuar Mill. Crítica à Modernidade: Nietzsche. Kierkeggard. Fenomenologia: Husserl, Scheler, Hartmann. Existencialismo: Jaspers, Sartre, Merleau-Ponty, Marcel. Hermenêutica.

Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert
CV: http://lattes.cnpq.br/3730652242524063

Teologia e Ética 100002 30 Teologia, espiritualidade e ética cristãs; ensino social da Igreja.

Prof. Me. Fábio Raniere da Silva Mendes
CV: http://lattes.cnpq.br/7161922308055959

Planejamento da Ação Docente 344040 90 Modelos pedagógicos e epistemológicos; processo de planejamento; elementos básicos dos planos educacionais.
Organização e Política da Educação Básica 344041 60 LDB 9394/96; políticas públicas em educação; organização e funcionamento da educação nacional.
Quinto Semestre Metafisica I 200424 60 A busca pelo princípio e pelo fundamento da História da Filosofia; Aristóteles e a Metafísica; a metafísica de Tomás de Aquino.

Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert
CV: http://lattes.cnpq.br/3730652242524063

Filosofia da Ciência 200417 60 O desenvolvimento das ciências e a problematização epistemológica de seus fundamentos e de suas concepções de cientificidade, sua crítica e instrumentalidade. Concepções epistemológicas sobre o desenvolvimento das ciências e sua natureza.

Prof. Me. Marcos Kammer
CV: http://lattes.cnpq.br/0355807438667952

História da Filosofia Contemporânea 200418 60 Fenomenologia, existencialismos, hermenêutica; Personalismo; Pragmatismo; Teoria Crítica; Filosofia da linguagem; estruturalismo e pós-estruturalismo; neo-humanismos; neoliberalismo e comunitaristas.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Estágio Supervisionado I 481004 80 Investigações iniciais acerca da realidade escolar; aproximação e inserção no cotidiano escolar e interação com os sujeitos da escola; observação das aulas de Filosofia.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Educação Inclusiva 200379 90 Aspectos históricos e legais da Educação Especial e Inclusiva; diferenças x déficits; formação e atuação dos educadores no contexto da inclusão; implicações metodológicas e avaliativas da Educação Inclusiva.
Gestão Educacional 200380 90 Fundamentos e paradigmas da gestão educacional; cultura organizacional; gestão de conhecimentos; formação do gestor educacional; identidade e competências do gestor educacional.
Sexto Semestre Metafísica II 380025 60 A tradição metafísica do ocidente. Descartes, Kant e Hegel. Husserl e Heidegger: metafísica e existência. O neopositivismo e a eliminação da metafísica. A questão do fundamento. Questões ontológicas: a relação entre o ser e os entes (dialética e analogia); as propriedades transcendentais; a verdade transcendental; a analogia e as causas.

Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert
CV: http://lattes.cnpq.br/3730652242524063

Filosofia da Linguagem 380024 60 A linguagem no período antigo, medieval e moderno; a reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea; a reviravolta hermenêutica da ontologia; a crítica à pragmática transcendental; ensaio de uma análise sistemática da linguagem.

Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert
CV: http://lattes.cnpq.br/3730652242524063

Filosofia da Religião 200420 60 O fenômeno religioso e as religiões; o problema de Deus; os filósofos, Deus e a religião.

Prof. Me. EnirCigognini
CV: http://lattes.cnpq.br/4018868282980604

Filosofia da História 380029 60 História, sentido e existência; filosofia da história; teorias da concepção e do desenvolvimento histórico; fundamentos e concepções da dimensão histórica através da história; temporalidade, compreensão e verdade no pensamento atual.

Prof. Me. Marcos Kammer
CV: http://lattes.cnpq.br/0355807438667952

Filosofia na América Latina e Brasil 200421 60 Existência, natureza e desenvolvimento do pensamento filosófico latino-americano e brasileiro; o processo de formação identitária; o resgate de suas origens e seu caráter emancipatório; papel e missão do pensador latino-americano.

Prof. Dr. Paulo Gilberto Gubert
CV: http://lattes.cnpq.br/3730652242524063

Libras 200001 60 Conhecimento básico de Libras; características sócio-antropológicas e educacionais do surdo.

Prof.ª Esp. Juliana Sanches dos Santos
CV: http://lattes.cnpq.br/3266795025732887

Estágio Supervisionado II 481002 120 Observação e investigação dos aspectos metodológicos que orientam a prática docente e o Ensino de Filosofia na Educação Básica; docência orientada e supervisionada.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Sétimo Semestre Teorias Sociológicas 200024 60 Sociologia e conhecimento; sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade; noções fundamentais em Sociologia; teorias sociológicas clássicas (Marx/Durkheim/Weber).

Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa
CV: http://lattes.cnpq.br/4666300272493509

Metodologia do Ensino de Filosofia 0 60 Educação filosófica; análise e reflexão das principais concepções e correntes teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de Filosofia.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Metodologia do Ensino de Ciências Humanas I 0 60 Análise e reflexão das principais concepções e correntes teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de Filosofia, Sociologia, História e Geografia; abordagens inter e transdisciplinares.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Estágio Supervisionado III 481003 100 Observação e investigação dos aspectos metodológicos que norteiam os processos de ensino e aprendizagem de Filosofia na Educação Básica; docência orientada e supervisionada.

Profª. Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs
CV: http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Oitavo Semestre Oficina de Produção de Material Didático 30 Elaboração criativa e contextualizada de materiais didáticos nos meios impresso e digital com a instrumentalização e aplicação dos saberes relacionados a didática e a transposição didática.
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas II 80 Didática e transposição didática do ensino de Filosofia, Sociologia, História e Geografia; abordagens inter e transdisciplinares.
Filosofia Social e Política 380021 60 A política em seus fundamentos filosóficos; origem, poder e dominação; o núcleo central do pensamento político clássico, moderno e contemporâneo; formação social e suas perspectivas.
Estágio Supervisionado IV 0 100 Registro e debate de estudos e experiências referentes ao período de estágio e o percurso de formação realizado ao longo dos semestres, como subsídio para elaboração do Memorial Descritivo de Prática Docente.