Filosofia

11/10/2017

Curso de Filosofia da UCPel divulga mudanças no currículo

Ver fonte
O Conselho Universitário aprovou mudanças para o curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir do Vestibular 2018, a graduação passa a oferecer Bacharelado de três anos e Licenciatura com duração de quatro anos, com aulas no turno da noite.

A formação dos licenciados foi ampliada e passa a ter 640 horas dedicadas à formação didático-pedagógica dos futuros professores. Além dessa mudança, a grade curricular passou a contar também com quatro estágios, 400 horas de práticas educativo-pedagógicas - que priorizam a inserção do estudante, desde o primeiro semestre, em espaços educativos e 200 horas de atividades complementares que visam uma formação integral, com diversificação no currículo. 

De acordo com a coordenadora, Adriane Möbbs, o curso prioriza a formação didático-pedagógica dos futuros professores, mas sem descuidar da formação específica, bem como da formação do pesquisador. “As mudanças eram necessárias e estão alinhadas à concepção de educação da nossa Universidade, que visa uma formação integral e, nesse sentido, se preocupa com a formação específica do futuro profissional, atendendo às exigências do mercado de trabalho, mas sem descuidar das duas outras esferas que são tão importantes quanto essa: a formação humanística e a formação do pesquisador”, destacou. 

Além da formação específica da área da Filosofia, com disciplinas específicas que são ministradas para os dois cursos (Bacharelado e Licenciatura), a licenciatura conta também com as disciplinas de Conhecimentos linguísticos aplicados à licenciatura, Psicologia do Desenvolvimento Humano, História da Educação, Fundamentos da Educação, Planejamento da Ação Docente, Organização Política da Educação Básica, Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Libras - que são disciplinas indispensáveis para a formação de futuros educadores. 

Também fazem parte do novo currículo as disciplinas voltadas para as metodologias de ensino como Metodologia do Ensino de Filosofia e Metodologia do Ensino de Ciências Humanas I e II, com o objetivo de acompanhar a reforma curricular do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Outro destaque é a Oficina de Produção de Material Didático, com foco em proporcionar ferramentas para que os futuros educadores possam elaborar e desenvolver o próprio material didático.

Mudanças no Bacharelado 

Embora o Bacharelado em Filosofia da UCPel tenha se mantido com duração de três anos, o curso também foi reformulado. A ênfase na graduação permanece na formação do pesquisador em Filosofia, priorizada desde o primeiro semestre de curso, mas adotou disciplinas focadas em preparar ainda mais o estudante para pesquisa e produção filosófica. 

O Bacharelado conta com um currículo diversificado, incluindo as disciplinas de Grego e Latim, Metodologia Filosófica  e Produção Filosófica (que dão ênfase à pesquisa e à produção filosófica), além de disciplinas como: as histórias da Filosofia (ênfase nas disciplinas de Metafísica), Filosofia da Natureza, Filosofia da Religião, Filosofia da História, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Social e Política, Filosofia na América Latina e no Brasil, Teorias sociológicas e Economia Política. Também serão ministradas uma gama de disciplinas voltadas para a formação humanística, que caracterizam a identidade da Universidade.

A reforma buscou atender as Diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade -  priorizando a formação humanística - e também as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma vez que a UCPel contribui na formação de futuros presbíteros e freis da Igreja Católica. 

Sobre a reforma no currículo, a coordenadora destacou ainda a importância de manter uma grade atualizada no curso. “O resultado, sem dúvida, será de um profissional habilitado e preparado para exercer sua profissão, com perfil de pesquisador, capaz não apenas de realizar pesquisas acadêmico-científicas, mas de contribuir no dia-a-dia da comunidade em que se insere, bem como de um cidadão ético e crítico preocupado com um olhar de alteridade, que se preocupa com o outro”, ressaltou. 


foto da notícia

Por Portal UCPel

02/10/2017

Acadêmico da Filosofia retorna de intercâmbio

Ver fonte
O acadêmico do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Lucas Langie, retornou de intercâmbio realizado na cidade de Braga, Portugal. A mobilidade foi realizada por meio do Programa de Intercâmbio UCPel Internacional – Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional.

Durante três semestres, Lucas estudou na Faculdade de Filosofia Bracarense, localizada no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Para aproveitar melhor a oportunidade, o acadêmico optou por disciplinas que ainda não havia frequentado no curso de Filosofia da UCPel.  

Na avaliação do estudante, o apoio prestado pelo Programa de Intercâmbio da Católica foi importante para o bom andamento da experiência. “No que precisei, o Programa de Mobilidade da UCPel estava disposto a ajudar. Durante o período em que estive fora, não paguei nenhuma mensalidade para a UCPel e nem para a Universidade Católica Portuguesa”, destaca Lucas. 

Além do currículo acadêmico, Lucas salienta que os professores e os métodos da Instituição eram ótimos. “Cresci culturamente e filosoficamente como experiência profissional, justamente por ter contato com uma nova forma de didática aplicada”, comenta. Entretanto, Langie enfrentou algumas dificuldades, especialmente na adaptação aos costumes da cidade. “Braga era um local muito pequeno, religioso e bastante fechado”, explica.  

A UCPel possui convênios de cooperação com 18 universidades estrangeiras e auxilia todo o procedimento de matrícula na nova instituição. Devido à parceria com as Universidades, o aluno intercambista fica isento de mensalidades e matrícula, se responsabilizando apenas pelos investimentos com alojamento e alimentação. 

Os acadêmicos interessados em vivenciar a experiência devem entrar em contato com o setor UCPel Internacional – Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional, através do e-mail intercambio@ucpel.edu.br.

Redação: Alisson Lopes


foto da notícia

Por Portal UCPel

18/09/2017

Paulo Gilberto Gubert passa a integrar o quadro docente do curso de Filosofia

Ver fonte
O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com novo professor. Paulo Gilberto Gubert já atua na instituição e será responsável por ministrar oito disciplinas neste segundo semestre letivo. Atualmente, o docente realiza pós-doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Neste semestre, as disciplinas de Antropologia Filosófica, Antropologia Médica, Filosofia e Psicologia, Metafísica I, Metafísica II, Métodos de Investigação em Vida e Saúde I, Seminário de Filosofia Antiga, Seminário de Filosofia da Linguagem e Seminário de Filosofia Moderna estão sob sua responsabilidade. O exercício da docência, na avaliação de Gubert, é uma forma de realização tanto pessoal quanto profissional. “Enquanto professor, acredito na educação como meio eficaz de humanização e de transformação social”, justifica. 
 
O novo professor chega à UCPel comprometido com as Diretrizes e Normas Gerais da Instituição voltadas para qualidade do ensino. “A UCPel estimula seus professores a se qualificarem e a crescerem em competência, visando a excelência do ensino acadêmico”, avalia. De acordo com Gubert, a UCPel possui um pressuposto básico da promoção da dignidade humana, que a identifica e a diferencia das outras instituições de ensino.   

Antes de trabalhar na UCPel, Gubert atuou como professor de Filosofia nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Também trabalhou como agente de Pastoral na PUCRS, como auxiliar de biblioteca no Centro Universitário Franciscano e como auxiliar no Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Como voluntário, trabalhou em projetos sociais dos Freis Capuchinhos nos municípios de Santa Maria e de Canoas. Nos dias de hoje, presta serviço voluntário junto ao Abrigo João Paulo II, de Porto Alegre, como tradutor de cartas Português-Italiano.  

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia

Por Portal UCPel

14/01/2014

Vestibular Fevereiro 2014 com Inscrições abertas!


Por Núcleo Web

18/11/2013

Vídeo da área: Educação na UCPel


Por Núcleo Web

Contato

(53) 2128-8222


Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000

Desenvolvido por Núcleo Web - Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel