pós-graduação

Diversos cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam boas avaliações no Guia da Faculdade realizado pelo jornal Estado de São Paulo, em parceria com a Quero Educação. Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Direito; Farmácia; Filosofia; Teologia; Psicologia; Gestão Comercial; Enfermagem; Segurança Pública e Fisioterapia receberam a nota 4, considerados muito bons.

Ao total, dezoito graduações da UCPel foram qualificadas pelo guia. Todos os outros cursos citados receberam a nota 3, o que os avalia como bons. O índice que vai de um a cinco leva em consideração três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 

Mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis destes voluntários. Cerca de 18 mil cursos, todos cadastrados no Ministério da Educação (MEC), foram avaliados este ano.

Reconhecimento do trabalho

O trabalho permanente na qualificação dos cursos feitos pela UCPel é um dos motivos pelos quais a instituição vem sendo reconhecida, segundo aponta a pró-reitora acadêmica Moema Chatkin. “Focamos nos projetos pedagógicos, na infraestrutura — incluindo toda uma questão tecnológica importante”, conta. O foco em programas voltados para a capacitação de docentes, tutores e preceptores também é destacado por Moema.

Sobretudo, os projetos pedagógicos da UCPel possibilitam uma avaliação positiva. Sendo alinhados às diretrizes curriculares do MEC, os projetos utilizam metodologias participativas com práticas desde o início, expõe a pró-reitora. “Incluímos simulação, inserção em cenários diversificados e no mercado de trabalho”, relata. “Nossos cursos apresentam currículos arrojados e atualizados que proporcionam uma formação qualificada e adequada ao mercado de trabalho”, conclui Moema.

Redação: Caroline Albaini